Logística reversa: Prolata firma Termo de Compromisso com a Praia Grande para intensificar a coleta de latas de tinta pós-consumo

softelec
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.

Imagem: Divulgação | Acordo já possui 10 lojas participantes e garante a inclusão de ecopontos no município, facilitando o retorno das embalagens de aço pós-consumo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – Com a proposta de ampliar o retorno das latas de tintas pós-consumo para a revalorização, a Prolata, entidade sem fins lucrativos voltada para logística reversa da cadeia do aço, firma Termo de Compromisso com o município Praia Grande, na Baixada Santista (SP).

Até o momento, dez lojas na cidade já possuem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), Pontos de Recebimento (PRs) e Pontos de Comunicação (PCs), onde os consumidores e pintores podem descartar corretamente as latas de tintas usadas e receber informações sobre logística reversa.

De acordo com Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagens de Aço e diretora executiva da Prolata, a adesão de municípios da Baixada Santista e das redes varejistas tem acelerado o desenvolvimento da logística reversa da cadeia do aço na região.

“O consumo de latas de tintas em regiões litorâneas é elevado. Conseguimos estabelecer um sistema de descarte simples e eficiente. As latas de tintas recolhidas são encaminhadas à indústria siderúrgica e se transformam em aço novamente, pois o aço é um material 100% e infinitamente reciclável”, destaca a executiva.

A Praia Grande também faz parte do plano de ação da Prolata na Baixada Santista, definido em 2018. “O que muda com a assinatura do novo termo é que agora há previsibilidade específica para o município, como a inclusão de ecopontos”, afirma Thais Fagury.

O Termo de Cooperação Ambiental da Baixada Santista, definido em 2018, foi acordado entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), parte do Ministério Público de São Paulo; a Abeaço, criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).

Veja as lojas da Praia Grande que já participam da coleta de latas de aço:

  • Baratão das Tintas – Avenida Presidente Kennedy, nº 1959, Bairro Guilhermina
  • Baratão das Tintas – Avenida Carlos Alberto Perrone, nº 748, Depósito, Bairro maracanã
  • Baratão das Tintas – Avenida Alcides Candido dos Santos, nº 705, Bairro Maracanã
  • Casa de Tintas Belas Artes – Avenida Presidente Kennedy, 6071
  • Sodimac Dicico – Praia Grande – Pres. Kennedy, 1876 – Guilhermina
  • Tintas MC – Avenida Pres. Costa e Silva, 1286. Boqueirão
  • Tintas MC – Avenida Pres. Kennedy, 17028. Vila Balneária
  • Tintas São Miguel – Avenida Pres. Costa e Silva, 1117. Boqueirão
  • Tubarão Tintas – Dr. Roberto De Almeida Vinhas, 6079
  • Tubarão Tintas – Presidente Kennedy, 1109

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.

Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Site oficial: https://www.prolata.com.br/

Crédito:
Imprensa | Prolata

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!