Indústria de carnes amplia adesão a protocolo de monitoramento socioambiental para todo o Brasil

softelec
Marina Piatto (Imaflora) e Fernando Sampaio (abiec)

Imagem: Divulgação | Cooperação entre Abiec e Imaflora pode levar de 16 para 39 número de frigoríficos que adotam critérios socioambientais unificados na compra de gado

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho 2023 – O Imaflora e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) anunciaram hoje a adesão formal da associação ao Protocolo Boi na Linha, desenvolvido em conjunto com o Ministério Público Federal para estabelecer critérios socioambientais na compra de gado na em todo o Brasil. Atualmente, das 39 empresas associadas à ABIEC, 16 já aderiram ao protocolo, incluindo as 3 maiores do país. Com a cooperação, o objetivo é levar o padrão para todas as associadas.

A partir de um termo de cooperação técnica entre Imaflora e Abiec, será construído um programa que permita a expansão, de modo progressivo e inclusivo, do uso do Protocolo Boi na Linha em todos os frigoríficos associados à entidade, em todo o território nacional.

“Com a representatividade das associadas da Abiec, vamos melhorar o ambiente de negócios, uniformizando procedimentos e critérios de originação no setor”, afirma Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora.

“Esta cooperação é um passo fundamental para a promoção de uma cadeia de valor sustentável da carne bovina no país, levando a expertise já construída pelo Imaflora a todas as nossas associadas”, afirma Antonio Camardelli, presidente da Abiec.

A cooperação entre as duas entidades também vai diferenciar positivamente os associados da Abiec junto aos mercados interno e externo, consumidores, investidores e outras partes interessadas, valorizar a produção agropecuária legal e apoiar os compromissos climáticos do país e o combate à ilegalidade.

“Nossa ambição é ter dentro de um ano todas as empresas atuando na Amazônia dentro do Protocolo, e em dois anos as outras empresas associadas” diz Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da Abiec.

As 16 empresas representam hoje 74% dos abates em frigoríficos de inspeção federal (SIF) na Amazônia e 63% dos abates totais (SIF) do Brasil.

A cooperação permitirá o engajamento e treinamento dos frigoríficos associados à Abiec, e potencialmente irá alcançar as 39 empresas, que representam 84% dos abates de inspeção federal na Amazônia Legal, 80% dos abates de SIF no Brasil e 98% das exportações brasileiras.

Sobre o Boi Na Linha

O Boi na Linha é fruto de um longo processo de articulação da sociedade civil, Ministério Público Federal e frigoríficos voltado a harmonizar e fortalecer o compromisso socioambiental na cadeia de valor da carne bovina na Amazônia e impulsionar sua implementação.

Com sua abordagem, o Boi na Linha busca colocar na mesma página produtores de gado, frigoríficos, supermercados, investidores, atores públicos e organizações da sociedade civil. O objetivo é promover boas práticas por meio de processos harmonizados de monitoramento, auditoria e relatórios progresso, aumentando a transparência da cadeia.

Os critérios de monitoramento utilizados no Protocolo boi na linha estão disponíveis no site: www.boinalinha.org/

Sobre a Abiec

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) foi criada em 1979 e hoje é a principal representante do setor nas áreas internacionais de regulamentação comercial, exigências sanitárias e a abertura de mercados.

Entre suas atribuições, a Abiec deve congregar, coordenar, promover, expandir, representar e defender, em juízo ou fora dele, nacional ou internacionalmente, os interesses das indústrias exportadoras de carnes e de produtos derivados de bovinos de todo o país, buscando contribuir com soluções para os problemas gerais e específicos da classe junto a entes públicos ou privados.

Desde 2009 atuamos em prol da pecuária sustentável estimulando a adoção por seus associados de instrumentos de gestão de risco socioambiental na aquisição de matéria prima e apoiando a implementação de boas práticas no setor.

Site oficial: www.abiec.com.br/

Sobre o Imaflora

O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), uma organização brasileira sem fins lucrativos, nasceu em 1995.

O Instituto atua no Brasil todo, promovendo ações que contribuem para a conservação dos recursos naturais e, também, para melhoria e manutenção da qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais, populações tradicionais, indígenas, quilombolas e agricultores familiares.

Por meio de soluções integradas e inovadoras, o Imaflora tem se revelado um agente de mudanças nos setores florestal e agropecuário, demonstrando que é possível: Conciliar produção com conservação; Combinar benefícios sociais, ambientais e econômicos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Site oficial: www.imaflora.org

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!