Sebrae Startups lança diagnóstico para impulsionar Startups de Impacto Socioambiental no Brasil

softelec
O diagnóstico pode ser respondido através da plataforma Sebrae Startups.
O diagnóstico pode ser respondido através da plataforma Sebrae Startups.

Imagem: Divulgação | Iniciativa visa apoiar empreendedores que transformam desafios socioambientais em negócios escaláveis e sustentáveis

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – O Sebrae Startups lançou recentemente o Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental, projeto inovador voltado para startups que se dedicam a resolver desafios socioambientais por meio de seus negócios. A iniciativa, pioneira no Brasil, tem como objetivo apoiar startups que enfrentam desafios socioambientais, ajudando-as a crescer e a ampliar o seu impacto positivo. O diagnóstico pode ser respondido através da plataforma Sebrae Startups.

De acordo com dados da Sling Hub, plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups latino-americano, o país conta atualmente com cerca de 20 mil startups. No entanto, segundo a Pipe.Social, apenas 1.011 negócios de impacto socioambiental foram mapeados no país até 2023. Através do novo diagnóstico, negócios socioambientais poderão ter mais visibilidade e oportunidades. A principal meta do Sebrae é conhecer os empreendedores por trás dessas startups e entender os seus negócios e necessidades.

As startups de impacto socioambiental que responderem ao diagnóstico na plataforma até o dia 15 de dezembro contam com diversas vantagens. Além de ganhar mais de R$ 250 mil em benefícios nas plataformas da AWS, Google, Zendesk, Zoho e Microsoft, terão acesso a até 90% de desconto em ferramentas como Pipedrive, Slack e Hubspot. Com isso, o Sebrae busca estimular cada vez mais modelos de negócios inovadores e desenvolver soluções que ajudem as startups a crescer e expandir o seu impacto positivo.

O que são startups de impacto socioambiental

Startups de impacto socioambiental são empreendimentos que se dedicam à sustentabilidade, gerando impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que buscam criar negócios escaláveis e lucrativos. Essas empresas têm como foco atender grandes mercados, expandir geograficamente e promover mudanças significativas em larga escala, seja em uma sociedade, país ou no mundo.

Diferentemente das startups convencionais, as startups de impacto buscam tanto o retorno financeiro quanto o retorno social e ambiental, distribuindo riqueza em diversas dimensões. Para serem consideradas startups de impacto, essas empresas devem cumprir critérios específicos, como:

  • A intenção de resolver problemas sociais e/ou ambientais;
  • Ter como atividade principal a solução desses problemas;
  • Operar com base na lógica de mercado e gerar receita por meio da venda de produtos e/ou serviços próprios;
  • Ter potencial de escalabilidade;
  • Comprometer-se com o monitoramento do impacto gerado e ter potencial de escala.

Fortalecendo o seu compromisso com a inovação e o impacto socioambiental, o Sebrae busca se alinhar ao movimento ESG (Ambiental, Social e Governança), aderir ao Pacto Global e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) através do diagnóstico. A instituição destaca a relevância da inovação social como uma poderosa ferramenta para impulsionar transformações e criar modelos de negócios escaláveis, capazes de gerar impactos positivos, atendendo tanto às necessidades da sociedade quanto às demandas das grandes corporações e do governo.

Quem pode participar do diagnóstico

O Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental está aberto para startups brasileiras formalizadas (MEI, ME, EPP, Inova Simples) que atendam aos critérios mencionados acima. Os interessados podem responder ao diagnóstico entre os dias 3 de novembro e 15 de dezembro após se cadastrarem na plataforma Sebrae Startups.

Sobre

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil.  O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.

Site oficial: https://programas.sebraestartups.com.br/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!