AES Brasil realiza projeto de inclusão produtiva e acesso à água em Tucano, Bahia

softelec
Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis.
Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis.

Imagem: Divulgação | Construção de reservatório de água com capacidade de 30 mil litros, sistema de irrigação e entrega de insumos agrícolas para o plantio vai mudar a vida de pessoas que vivem na região do Complexo Eólico de Tucano, que conta com 52 aerogeradores e representa um ganho de 322 MW de energia renovável para a matriz energética brasileira

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – A AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, viabilizou uma iniciativa para aumentar a produtividade agrícola e o acesso à água, além de fomentar a geração de renda, em Canto Rico Quererá, na Bahia, na região do Complexo Eólico de Tucano.

Ao todo, 20 pessoas serão beneficiadas com a construção de um reservatório com capacidade de 30 mil litros, um sistema de irrigação e a entrega de sementes para o plantio e assistência técnica rural. O projeto visa promover o desenvolvimento local, capacitando a comunidade para a produção e melhorias de técnicas, promovendo conhecimento e o desenvolvimento sustentável na região.

“O projeto que estamos desenvolvendo em Canto Rico Quererá tem um potencial transformador. Estamos deixando um legado para que a comunidade comece sua produção e gere renda futuramente “, avalia Andrea Santoro, gerente de ESG da AES Brasil.

A comunidade de Canto Rico Quererá fica na região do Complexo Eólico de Tucano, uma Joint Venture entre a AES Brasil e a Unipar. O parque está com 52 aerogeradores montados e comissionados e representa um ganho de 322 MW de energia renovável para a matriz energética brasileira.

A chegada do Complexo, que iniciou a entrada em operação em 2023, tem sido um importante vetor de transformação para a população da região. O Complexo Eólico de Tucano, situado a 250 quilômetros de Salvador, é operado totalmente por mulheres. Para isso, alinhado ao Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da AES Brasil, teve parte das colaboradoras capacitadas em uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Senai-BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia).

O curso de capacitação técnica em operação e manutenção de parques eólicos foi oferecido gratuitamente e formou 28 mulheres.

No caso de Canto Rico Quererá, o projeto foi dividido em duas frentes. Na produção agrícola, cada família foi beneficiada com insumos para começar a produção. Além disso, foi implantado um sistema de irrigação que garante que a água do poço da comunidade seja utilizada para a irrigação do plantio.

A iniciativa em parceria com o Grupo IK, empresa líder de mercado na área de prestação de serviços de saneamento ambiental, ainda conta com assistência técnica rural com orientações e conhecimentos práticos para otimizar as práticas agrícolas, com informações sobre prevenção e controle de pragas, técnicas para plantação, associativismo comunitário e produção e vendas de excedentes.

Em outubro, em conjunto com o Instituto Mais Ação, AES Brasil e Unipar também lançaram na região o projeto “Sementinhas do Esporte 2”, uma iniciativa gratuita para promoção de hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes. Em novembro, a comunidade foi uma das beneficiadas pelo projeto Litro de Luz, que utiliza premissas sustentáveis para disseminar o acesso à energia elétrica.

As ações fazem parte do Programa AES BrasilGera+, que reúne projetos sociais da companhia e que promove iniciativas baseadas em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e segurança hídrica. Dessa forma, gera um impacto positivo nas comunidades em que a empresa atua.

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A Companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada total de 5,2 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar.

Em seu pipeline, a companhia possui um elevado potencial de crescimento nos segmentos eólico e solar, com projetos em diferentes fases de evolução que poderão adicionar até 4,0 GW de capacidade instalada ao seu portfólio. 

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.  

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem, ainda, duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, de outro parque eólico no Rio Grande do Norte e de um parque solar em Minas Gerais.   

Site oficial: https://www.aesbrasil.com.br/pt-br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!