BNDES autoriza a Trina Tracker a comercializar seus rastreadores solares com Finame

softelec

Imagem: Divulgação | Os equipamentos produzidos na fábrica instalada em Salvador, na Bahia, atendem aos requisitos do programa do banco estatal

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – A Trina Tracker Brasil, empresa do Grupo Trina Solar especializada no desenvolvimento e fabricação de rastreadores solares equipados com Inteligência Artificial, cumpriu a última etapa para que os seus produtos possam ser comercializados no âmbito do Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Finame  é um programa de financiamento criado pelo BNDES, direcionado às empresas interessadas em adquirir máquinas e equipamentos de fabricação brasileira.

O maior atrativo dessa linha de crédito são as taxas de juros reduzidas, pois ela conta com subsídios do governo federal. Há uma série de critérios que devem ser atendidos antes de um bem receber o Código Finame. Há necessidade de o produto estar em conformidade com as diretrizes e especificações determinadas pelo BNDES, inclusive em relação ao índice de nacionalização de fabricação do equipamento. O programa tem como principal marca o estímulo ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país, beneficiando empresas de diversos setores.

Os rastreadores solares são dispositivos utilizados em sistemas de geração de energia fotovoltaica, que ajustam a posição dos módulos fotovoltaicos para que estejam sempre direcionados ao Sol. Sua principal função é maximizar a eficiência de captação de irradiação solar, aumentando os ganhos com geração de energia.

O rastreador da Trina Tracker que obteve o Finame é o modelo Vanguard 1P, que integra as mais recentes inovações tecnológicas e lidera as vendas no Brasil, ultrapassando a marca de 1 GW. Dotado de um sistema de Inteligência Artificial de autoaprendizagem, esse rastreador consegue ajustar automaticamente o ângulo e a movimentação de cada linha de painéis solares, otimizando a produção de energia, mesmo durante condições de irradiação solar difusa e em terrenos inclinados.

Marcus Fabrino, responsável pela Trina Tracker na América Latina, destaca que os ganhos na geração de energia podem chegar até 8%, dependendo das condições do projeto. Recentemente, a Trina Solar anunciou que o Brasil foi selecionado para ser o primeiro país fora da China e Espanha a contar com uma fábrica própria de rastreadores solares.

A nova fábrica foi instalada em Salvador, capital da Bahia. Inicialmente, ela terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, mas que poderá ser ampliada a partir de aumento da demanda. Além de atender ao mercado local, a unidade brasileira poderá fornecer os produtos para outros países da América Latina.

Atualmente, a Trina Tracker possui duas plantas industriais, uma na cidade de Changzhou, na China; e outra em Viana, na Espanha, que juntas têm capacidade instalada para produzir o equivalente a 7,5 GW em rastreadores por ano. Com a entrada em operação da planta brasileira, a capacidade instalada para produção de rastreadores foi ampliada para 10 GW por ano.

Fundada na China em 1997 e presente no Brasil desde 2017, a Trina Solar é  uma das maiores indústrias do setor de energia fotovoltaica. A companhia oferece soluções integradas por meio de um portfólio de produtos que abrange painéis fotovoltaicos, rastreadores solares e storages (equipamentos para armazenamento de energia).

Site oficial: https://www.trinasolar.com/pt

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!