Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para enfrentar os desafios socioambientais e as mudanças climáticas

softelec
Soluções Baseadas na Natureza | SbN
Soluções Baseadas na Natureza | SbN

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, em contribuição a AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS 

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – Segundo a Comissão Europeia, as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) referem-se a abordagens que buscam resolver desafios socioambientais e enfrentar as mudanças climáticas por meio do uso e preservação sustentável dos ecossistemas. Isso pode incluir a restauração de áreas naturais, como florestas e zonas úmidas, bem como a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e a conservação da biodiversidade. As SbN visam não apenas mitigar os impactos das mudanças climáticas, mas também promover o bem-estar humano. Elas devem proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos, reforçando a resiliência das cidades e aproximando-se de processos naturais. Esse conceito busca, através das pesquisas e inovações, criar sociedades mais sustentáveis e cidades mais resilientes. Essas soluções têm sido cada vez mais reconhecidas por sua eficácia e benefícios multifacetados.

Contexto Global e Reconhecimento

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) ganharam destaque global nos últimos anos. A quinta Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente formalizou uma definição para essas soluções, reconhecendo seu potencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s).

Na COP27 da CQNUAC, as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) foram destacadas por seu papel no combate às mudanças climáticas, resultando na iniciativa ENACT. Além disso, essas soluções são relevantes para o Quadro Mundial para a Biodiversidade de Kunming-Montreal e na Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas.

Contribuições para Sustentabilidade Urbana

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) não atuam isoladamente; podem ser integradas a soluções de engenharia clássica. Seu objetivo é promover ambientes urbanos sustentáveis e saudáveis, limitando os impactos das mudanças climáticas, aumentando a biodiversidade e melhorando a qualidade ambiental. Ao mesmo tempo, contribuem para atividades econômicas e o bem-estar da população.

Abordagens na Bioengenharia

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) englobam várias soluções de engenharia que mimetizam processos naturais, como Infraestruturas Verdes (IEV), Técnicas Compensatórias (TC), Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID), Melhores Práticas de Manejo (BMP), entre outras.

Definição pela UNEP (2022)

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP, 2022), as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) são ações para proteger, conservar e restaurar ecossistemas, visando o manejo sustentável de recursos naturais ou modificados. Elas abordam desafios sociais, econômicos e ambientais de maneira eficaz e adaptável, promovendo o bem-estar humano, serviços ecossistêmicos e biodiversidade.

O fomento do uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) em centros urbanos demanda pesquisa e aplicação prática, desde a observação atenta do meio ambiente em expedições até pesquisas laboratoriais e acadêmicas. É essencial desenvolver e aplicar ações locais, respeitando os biomas e a biodiversidade, se inspirar na natureza.

Como as SbN podem contribuir para cidades mais sustentáveis?

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) são inspiradas pela e na natureza, para proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos, e ajudando a construir resiliência urbana. Tais soluções introduzem características e processos naturais diversos nas cidades, paisagens e ambientes, por meio de intervenções locais: adaptadas e eficientes em termos de recursos, além de sistêmicas.

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) têm ainda o potencial de mitigar os impactos das mudanças climáticas, preservar e aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade dos serviços ambientais, promovendo maior equilíbrio entre as atividades econômicas e o bem-estar social.

Exemplos de Soluções Baseadas na Natureza

  1. Criação de sistemas de biorretenção (Jardins de Chuva):
    • Interceptam escoamentos superficiais.
    • Melhoram a qualidade da água.
    • Reduzem os escoamentos superficiais.
    • Aumentam os serviços ecossistêmicos.
  2. Criação de corredores ecológicos:
    Integrar sistemas de biorretenção ao longo de vias urbanas para criar corredores ecológicos,
    favorecendo a movimentação da fauna e promovendo a conectividade entre áreas verdes
    urbanas.
  3. Criação de tetos verdes (ou Jardim de teto, ou Telhado verde):
    • Reduzem o calor das edificações.
    • Contribuem para a redução do escoamento superficial pela interceptação da chuva.
    • Além de reduzir o calor das edificações, os tetos verdes podem ser projetados para favorecer a instalação de habitats para insetos polinizadores e aves urbanas, promovendo a biodiversidade local.
    • Integração de tecnologias sustentáveis nos tetos verdes para melhorar a eficiência energética dos edifícios, como a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.
  4. Criação e preservação de parques urbanos (área verde urbana):
    • Contribuem para a melhoria do microclima nas cidades.
    • Proveem espaços de lazer e amenidades.
  5. Criação de fazendas urbanas e hortas comunitárias:
    • Além de proporcionar espaços de lazer e amenidades, os parques urbanos podem abrigar fazendas urbanas e hortas comunitárias, promovendo a produção local de alimentos e a educação ambiental.
  6. Criação de centros de educação ambiental:
    • Utilizar áreas dos parques para estabelecer centros de educação ambiental, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis e ecologia urbana.
  7. Criação de e preservação de lagoas urbanas (corpos de água, jardins de água):
    • Armazenam água.
    • Incluem espelhos d’água.
    • Promovem a preservação da vegetação nativa e outras.
    • Integrar elementos de paisagismo aquático sustentável nas lagoas urbanas, como o uso de plantas nativas aquáticas, para promover ecossistemas aquáticos saudáveis.
    • Desenvolver e promover áreas nas lagoas para atividades recreativas sustentáveis, como caiaque ou paddleboarding, incentivando o uso consciente e responsável desses recursos.
  8. Aplicar o Reflorestamento sustentável em áreas desmatadas:
    • Foco específico na plantação de árvores para restaurar áreas degradadas ou desmatadas.
    • Contribui para a recuperação de ecossistemas naturais e a preservação da biodiversidade.
    • Pode ser implementado em áreas urbanas ou rurais para melhorar a qualidade ambiental.
    • Implementar projetos de reflorestamento em áreas urbanas que estejam integradas a Áreas de Preservação Permanente (APP), fortalecendo a conectividade entre ambientes naturais e urbanos.
    • Utilizar o reflorestamento para criar corredores verdes urbanos, facilitando a movimentação da fauna e promovendo a dispersão de sementes.
  9. Aplicar sistemas agroflorestais urbanos (ou sistema agroflorestal SAF):
    • Integração de árvores, arbustos, e culturas agrícolas em um mesmo sistema.
    • Busca otimizar a biodiversidade, melhorar a fertilidade do solo e promover práticas sustentáveis.
    • Combina elementos da agricultura convencional com padrões de crescimento natural.
    • Implementar sistemas agroflorestais em áreas urbanas, combinando árvores frutíferas, arbustos e plantas agrícolas para fornecer alimentos locais de forma sustentável.
    • Promover iniciativas de agrofloresta como forma de apoiar a agricultura familiar urbana, gerando emprego e incentivando práticas agrícolas regenerativas.
  10. Aplicar a agricultura regenerativa (práticas agrícolas ecológicas):
    • Abordagem agrícola que visa melhorar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e reduzir impactos ambientais.
    • Enfatiza práticas como rotação de culturas, uso de cobertura vegetal e redução do uso de agroquímicos.
    • Busca regenerar ecossistemas agrícolas e promover a resiliência em longo prazo.
    • Integrar programas de educação agroecológica nas práticas de agricultura regenerativa, promovendo a conscientização sobre técnicas sustentáveis entre agricultores urbanos.
    • Colaborar com mercados locais sustentáveis, destacando produtos provenientes de práticas de agricultura regenerativa e promovendo a conscientização do consumidor sobre escolhas alimentares responsáveis.

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) podem ser financiadas por meio de diversos mecanismos, tais como:

  1. Programas Governamentais: Governos nacionais e estrangeiros frequentemente financiam a implementação de SbN. Um exemplo é o programa de CAD$ 5 milhões financiado pelo governo do Canadá para promover a adoção de SbN na América Latina e no Caribe.
  2. Fundos de Desenvolvimento: Os Fundos de Desenvolvimento, tanto nacionais quanto internacionais, têm sido utilizados para financiar a implementação de SbN.
  3. Mercado Voluntário de Carbono: O desenvolvimento de um mercado voluntário de carbono tem sido uma das formas de financiamento para as SbN, permitindo a captação de recursos para a sua efetiva implementação.
  4. Iniciativas Privadas e Parcerias Técnicas: O investimento do setor privado e parcerias técnicas também têm sido fundamentais para preencher a lacuna de financiamento para restaurar a natureza e alcançar objetivos relacionados às SbN, demonstrando o engajamento do setor privado na promoção dessas soluções.

Além disso, as SbN também podem ser financiadas por meio de ações coordenadas com a Economia Verde e a busca por atingir objetivos de desenvolvimento sustentável, refletindo a crescente importância e relevância dessas soluções na agenda global.

Desafios e Oportunidades para a Integração das SbN nas Políticas Públicas Urbanas

Apesar do potencial significativo, as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) ainda não estão integradas de maneira uniforme em programas de políticas públicas, sendo utilizadas de forma fragmentada e desigual nas cidades.

Esta disparidade destaca a necessidade premente de uma abordagem mais integrada e abrangente no desenvolvimento de políticas públicas. Coordenação eficazes entre os setores governamentais, entidades locais e comunidades são fundamentais para otimizar os benefícios das Soluções Baseadas na Natureza (SbN) .

A promoção de diretrizes claras, incentivos e regulamentações que incentivem a adoção generalizada das Soluções Baseadas na Natureza (SbN) pode ser um passo crucial para superar as atuais barreiras. Além disso, investir em programas educacionais e conscientização pública pode gerar um entendimento mais amplo sobre os benefícios dessas soluções, incentivando seu uso consistente em projetos urbanos.

Ao enfrentar esses desafios de frente, as cidades podem maximizar o potencial das Soluções Baseadas na Natureza (SbN), contribuindo assim para ambientes urbanos mais sustentáveis, resilientes e saudáveis.

Baixar PDF | Clique sobre a imagem

European Commission, European Research Executive Agency, Nature-based solutions – EU-funded nbs research projects tackle the climate and biodiversity crisis, Publications Office of the European Union, 2023, https://data.europa.eu/doi/10.2848/879543

Referências:

Simone Horvatin é jornalista, brasileira e vive há 24 anos em Munique, Alemanha. Trabalha como jornalista internacional pela Arara Media Press e chefe editorial das plataformas de conteúdo, notícias e marketplace Ambiental Mercantil. É membro da Associação dos Jornalistas Técnicos da Alemanha (BDFJ). No LinkedIN, são mais de 84.000 profissionais dos setores ambientais e de energias. As plataformas tem em média mais de 75.000 visitantes únicos por mês (2023).

CONECTE-SE | Siga as redes sociais.
Notícias: https://noticias.ambientalmercantil.com
Marketplace: https://ambientalmercantil.com

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!