Sistemas Fotovoltaicos Solares como alternativa para interrupções de energia

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – Ondas recentes de calor intenso e tempestades no Brasil têm causado inúmeras falhas e interrupções no fornecimento de energia, tornando a rede elétrica menos estável e previsível. À medida que nossa geração de energia esperançosamente transita para fontes de energia mais renováveis e não poluentes, nossos padrões de consumo também evoluem para a adoção de dispositivos de IoT, casas inteligentes e veículos elétricos. Isso significa que a rede elétrica requer novas soluções flexíveis para apoiar essa nova era de geração e produção de energia.

As mudanças climáticas já estão potencialmente afetando o sistema energético do Brasil, seja por uma queda na disponibilidade de água ou por eventos extremos, como tempestades acompanhadas de raios, chuvas e ventos muito fortes capazes de interromper o fluxo de energia ao longo das linhas de transmissão, interferindo no sistema elétrico.

“À medida que nos adaptamos aos riscos climáticos que podem interferir nas linhas de transmissão da rede elétrica, precisaremos olhar mais de perto para fontes de energia alternativas que sejam renováveis, flexíveis e distribuídas mais próximas de onde a consumimos”, diz Juliano Pereira, Country Manager da SolarEdge Brasil.

As ondas de calor no país, especialmente aquelas que São Paulo enfrentou no último ano – com um recorde de 37,8°C em 13 de novembro, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da cidade de São Paulo – geram um aumento na demanda por energia. A empresa responsável pelo sistema de transmissão na maior parte do estado detectou uma sobrecarga devido ao alto consumo diante da onda de calor, trazendo uma forte oscilação na voltagem.

Energia solar fotovoltaica como alternativa

A energia solar fotovoltaica – obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio de uma célula fotovoltaica – prova ser uma das alternativas mais eficazes para períodos de falta de energia.

“Sistemas fotovoltaicos não dependem de água para funcionar, não exigem a instalação de postes e seus equipamentos são extremamente resistentes, geralmente projetados para durar até 25 anos com manutenção relativamente baixa. A operação do sistema com armazenamento e backup pode se tornar completamente independente das flutuações da rede pública. Em outras palavras, uma propriedade que possui esse tipo de geração de energia instalada será menos impactada pelas interrupções de energia,” diz Juliano.

“Sistemas que utilizam baterias e backups para armazenar todo o excedente de energia produzida durante o dia são usados para abastecer a casa, ou a empresa, durante as noites, dias chuvosos e devido à falta de energia na rede,” diz Juliano.

O executivo diz que uma das principais razões para o uso de energia solar em residências é reduzir os custos de eletricidade.

“Pode haver uma redução de até 90% nas contas de eletricidade,” prevê.

Sobrecarga da rede elétrica

Com as fortes ondas de calor que têm atingido todo o país nas últimas semanas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou, no pico do dia 15 de março, um novo recorde na demanda instantânea de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), que chegou a 102.478 MW.

Os números comprovam uma sobrecarga da rede elétrica e uma dependência do uso do sistema hidrelétrico para geração de energia, o que acarreta diversos impactos negativos para o meio ambiente, como alagamento de grandes áreas, poluição sonora, entre outros. Por outro lado, a energia solar diminui o nível de CO2 injetado na atmosfera, com pouca interferência na fauna, entre outros benefícios, portanto, uma solução muito mais sustentável e renovável.

Reconhecimento sustentável

Com a missão de contribuir ainda mais para o avanço sustentável do mercado de energia solar, a SolarEdge é internacionalmente reconhecida por apresentar soluções e inovações que contribuem para diminuir os impactos no meio ambiente e já foi premiada em diferentes oportunidades.

A SolarEdge foi reconhecida como uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, na classificação global de 2024 promovida pela Corporate Knights. Em fevereiro deste ano, a EcoVadis concedeu à SolarEdge uma medalha de prata por suas práticas e desempenho de ESG. Essa medalha coloca a SolarEdge entre as 15% melhores entre mais de 130.000 empresas classificadas globalmente.

O inversor monofásico da SolarEdge com carregador EV também foi selecionado como um dos 10 melhores produtos do ano pela Building Greens, um prêmio que seleciona os dez principais produtos ecológicos e sustentáveis que contribuem positivamente para o setor em termos de qualidade do ar interno, redução do consumo de energia e desperdício de água.

“Ações como essa são bons exemplos de como a utilização da energia solar é cada vez mais essencial para suprir as necessidades energéticas de forma sustentável. No Brasil, onde a luz do sol é abundante, aproveitar todos os benefícios desse sistema para reduzir custos e impactos ambientais, além de diversificar nossa matriz energética, também contribui para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, conclui Juliano.

SolarEdge

A SolarEdge é líder global em tecnologia Smart Energy. Por promover recursos de engenharia de classe mundial e com amplo foco em inovação, a SolarEdge cria soluções de “energia inteligente” que melhoram nossas vidas e impulsionam o futuro progresso.

A SolarEdge desenvolveu uma solução de inversor inteligente que mudou a forma como a energia é coletada e gerenciada em sistemas fotovoltaicos (FV). O inversor SolarEdge DC procura maximizar a geração de energia enquanto reduz o custo produzido pelo sistema FV. Fomentando a “energia inteligente”, a SolarEdge atende uma ampla gama de segmentos do mercado por meio da sua oferta diversificada de produtos que inclui residenciais, comerciais e FV de larga escala, armazenamento de energia e soluções de backup, carregador de VE, gerenciamento de energia residencial, serviços de rede e plantas de energia virtuais, componentes de energia para veículos elétricos, baterias e soluções.

Site oficial: http://solaredge.com

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!