Dia Nacional da Mata Atlântica: desmatamento cai 27% em 2023, mas cresce em áreas de transição de biomas

softelec
Foto: ©Senado Federal, Brasília, DF
Foto: ©Senado Federal, Brasília, DF

Imagem: Divulgação | Congresso Nacional recebe audiência públicaa Virada Parlamentar tem como proposta colocar a sustentabilidade no centro das discussões políticas

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – No dia 23 de maio, às 10 horas, o Senado Federal será palco de audiência pública para tratar discutir a Mata Atlântica, comemorado no dia 27 de maio. O evento faz parte da Virada Parlamentar Sustentável, iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), com apoio da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e da Fundação SOS Mata Atlântica.

O desmatamento na Mata Atlântica caiu em 27% em 2023 em relação ao ano anterior, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, mas cresceu em fragmentos isolados e áreas de transição para os biomas do Cerrado e da Caatinga no estados Piauí, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Solicitada pela coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista no Senado, Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a audiência pública do dia 23 abordará a importância da Mata Atlântica, que abrange 15% do território nacional, abrigando 72% da população e 80% do PIB do Brasil.

Reconhecida pela ONU como o bioma bandeira da Década da Restauração dos Ecossistemas, a Mata Atlântica é crucial para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, alerta Marcos Woortmann, diretor adjunto do IDS e coordenador da Virada Parlamentar Sustentável.

O evento acontecerá no CMA (Senado Federal – Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 9), e terá a participação dos ambientalistas:

  • Fabio Feldmann, que foi deputado Federal constituinte;
  • Marcia Hirota, presidente do Conselho da Fundação SOS Mata Atlântica; e
  • Luis Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica.
  • Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, convidada;
  • Shirley Krenak, representante dos povos originários da Mata Atlântica, convidada; e
  • André Lima, secretário nacional de combate ao desmatamento, do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, convidado.

Sobre a Virada Parlamentar Sustentável

Movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), com a parceria de mais de 30 organizações da sociedade civil, a Virada Parlamentar tem como proposta colocar a sustentabilidade no centro das discussões políticas, garantindo a representatividade dos interesses e necessidades da população e trazendo a sociedade civil para dentro dos debates parlamentares.

Site oficiais:
https://viradaparlamentar.org.br | https://www.idsbr.org
https://rederac.org | https://www.sosma.org.br | https://ipam.org.br

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5203 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!