Professor da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie tem pesquisa selecionada em Universidade de Harvard

softelec
mackenzie
mackenzie

Imagem: Divulgação | Especialista fará parte de grupo que estudará soluções para tornar as cidades mais verdes

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Usando como ponto de partida seis biomas brasileiros, o estudo proporá soluções realistas aos governos municipais, quantificando o verde em cada cidade e fazendo propostas como matizes ou materiais alternativos com base não apenas nas porcentagens de verde, mas em sua sustentabilidade.

O professor Carlos Leite, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), junto a outros pesquisadores, teve projeto de pesquisa selecionado pela premiação do Fundo Lemann Brasil de Pesquisa da Universidade de Harvard, em Massachusetts, Estados Unidos.

Intitulado “How to Make Brazilian Cities Greener: Greening Cities Across Six Biomes” – Como Tornar as Cidades Brasileiras Mais Verdes: Tornando Cidades Verdes em Seis Biomas, na tradução para o português, o estudo reunirá um grupo de especialistas de diversas áreas: urbanistas, geógrafos, especialistas nas áreas verdes e climáticas.

Cada pesquisador abordará a mesma temática sob a ótica de sua área de domínio. O projeto proporá soluções realistas aos governos municipais, quantificando o verde em cada cidade e fazendo propostas para o uso de matizes ou materiais alternativos com base não apenas nas porcentagens de verde, mas em sua sustentabilidade.

A iniciativa é crucial para a formulação de políticas públicas ambientais e urbanas, destaca o professor Carlos Leite: “A partir das evidências e dos dados coletados pela pesquisa, o poder público poderá planejar, com uma base maior de dados, ações que mitiguem os impactos das mudanças climáticas no país”.

O resultado do trabalho será publicado em formato acessível ao público geral (cartilha e site e/ou um complemento do aplicativo Cidades Sustentáveis), além de ser submetido a periódicos qualificados internacionalmente.

Fazem parte do projeto: Gareth Doherty, coordenador da pesquisa e professor da Harvard Graduate School of Design; Carlos Leite, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Francesca Benedetto, da Harvard Graduate School of Design; Bruno Carvalho, da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard; Washington Fajardo, Insper; Jorge Abrahão, Instituto Cidades Sustentáveis; e Elena Geppetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está na 71a posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa Times Higher Education 2021, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Comemorando 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Site Oficial: https://www.mackenzie.br/universidade

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!