Estados que possuem áreas na Mata Atlâtica discutiram mudanças em processos do Ibama

softelec
07/2019 - Serra do Mar. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/AEN

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Assunto foi tema de reunião online com os 17 estados que possuem áreas de Mata Atlântica.

Uma reunião online no dia (18) de junho, discutiram com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) as demandas dos 17 estados que possuem áreas de Mata Atlântica.

Esses estados são membros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O Paraná foi representado pelo diretor de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra, José Volnei Bisognin.

A reunião foi para esclarecer os pedidos já feitos pela Abema e de interesse comum para que sejam feitas modificações na Instrução Normativa (IN) do Ibama nº009/2019.

DEMANDAS

A lei define que todo corte de Mata Atlântica acima de 50 hectares na área rural e de 3 hectares na área urbana deve ter anuência do Ibama. O Paraná possui 93% de propriedades com Mata Atlântica e cerca de 450 mil imóveis – sendo 420 mil abaixo de quatro módulos fiscais – e todas estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) efetuado.  

Para realizar uma obra que possua supressão de vegetação, é aberto um processo no órgão ambiental estadual, que o remete ao Ibama, junto com uma série de documentações. O pedido dos Estados, segundo o diretor, é que esse processo seja simplificado.

De acordo com ele, outro problema é o atraso em obras públicas. O Paraná possui muitas hidrelétricas e diversos empreendimentos de linhas de transmissão, cujas obras podem ser prejudicadas pelo processo complexo.

“Em 20 anos, o Estado trabalhou para a recuperação da cobertura florestal da Mata Atlântica, possuindo hoje 29% desse bioma. O Paraná trabalha para recuperar a cobertura do bioma e só autorizamos desmatamento para obras públicas”, disse Bisognin.

DIÁLOGO

A reunião foi comandada pelo presidente da Abema, Germano Luiz Gomes Vieira, e teve a participação do presidente do Ibama, Eduardo Bim.

“O diálogo é importante para construir soluções”, disse Vieira.

Vieira ainda solicitou que os encontros sejam periódicos para que todos os Estados trabalhem juntos na recuperação e preservação da Mata Atlântica.

Também foram temas da reunião a atualização do mapa do IBGE, que define onde está inserido o bioma da Mata Atlântica, e a discussão da Lei da Mata Atlântica correlacionado com o Novo Código Florestal Brasileiro, na discussão do marco temporal de Julho de 2008.

Crédito:
IAP Instituto Ambiental do Paraná

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!