Umicore alerta sobre catalisadores que não atendem à legislação brasileira

softelec

Imagem: Divulgação | Diversos produtos disponíveis no mercado de reposição foram avaliados por especialistas. Conclusão: muitos deles não reduzem a poluição dos gases tóxicos e ainda podem gerar problemas no bom funcionamento dos veículos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – Localizado no sistema de escapamento, o catalisador automotivo é essencial para o controle de emissões de poluentes na atmosfera. O mercado de reposição de catalisadores é regulamentado e todos os produtos comercializados precisam atender a Resolução 282 do CONAMA, norma que exige um padrão mínimo de performance nos gases poluentes que são gerados pelo motor a combustão dos veículos. Estes gases são monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC). No entanto, a Umicore, multinacional especialista no segmento, identificou que existem marcas nas lojas que vendem produtos que não atendem à legislação.

Claudio Furlan, Gerente de Vendas Sênior na Umicore, explica que os catalisadores irregulares são comercializados com teor insuficiente de metais preciosos. “Dessa forma, o equipamento não é capaz de converter os gases poluentes, ou seja, não reduzem a poluição, e possuem uma vida útil muito inferior a outros produtos corretamente certificados”, afirma. “Como consequência, o cliente certamente terá que retornar, de forma precoce, ao centro automotivo para verificar o ocorrido e trocar novamente o catalisador”, acrescenta.

Claudio ainda aponta que essas peças podem gerar outros problemas para o carro. “Inicialmente, as luzes de painel do carro podem não indicar nenhum problema, mas o veículo poderá apresentar falhas que trarão prejuízos a médio e longo prazo para o consumidor”, diz.

Ao adquirir um novo catalisador, exija sempre o certificado de qualidade do fabricante e desconfie dos preços baixos.

Segunda avaliação da própria Umicore, tendo em vista esta situação, os únicos fabricantes que atuam no mercado de reposição e utilizam catalisadores com a sua tecnologia são: Mastra, OG e Tuper.

Sobre a Umicore

A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três grupos de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área é dividida em unidades de negócios direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia.

A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou uma receita de vendas de EUR 12,7 bilhões em 2021 e, atualmente, conta com 11.000 colaboradores.

Site oficial: https://www.umicore.com.br/

Crédito:
Imprensa | Umicore

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!