Como a inteligência de dados ajuda a combater a crise climática e melhorar o panorama geral do planeta

softelec
A Geotab é líder mundial em soluções para transporte conectado.
A Geotab é líder mundial em soluções para transporte conectado.

Imagem: Divulgação | Relatório de Sustentabilidade e Impacto de 2022 da Geotab apresenta um modelo eficaz de redução de carbono

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – A Geotab Inc. (“Geotab”) – líder mundial em soluções de transporte conectado – lança seu Relatório de Sustentabilidade e Impacto de 2022, intitulado “Desbloqueando o poder dos dados para um futuro sustentável”, que detalha o impacto ambiental, social e ético da empresa, e destaca como a inteligência de dados tem sido um fator chave para o sucesso na jornada de redução de emissões. O relatório também inclui exemplos de como as organizações do setor de transportes têm gerenciado iniciativas de redução de carbono utilizando a inteligência de dados como base para as tomadas de decisão.

Acelerando a descarbonização na indústria de transporte 

“O setor de transportes tem uma das maiores oportunidades para causar impacto real e positivo na crise climática. Na Geotab, aprendemos com nossos próprios esforços e nos sentimos privilegiados em compartilhar esse conhecimento como nossos clientes e parceiros, colaborando com suas metas de sustentabilidade por meio de soluções de transporte conectadas e insights de dados”, afirma Neil Cawse, CEO e fundador da Geotab.

“Este relatório demonstra nosso compromisso de melhorar continuamente nossas práticas para ter um impacto positivo no planeta”.

Com mais de 3,2 milhões de veículos conectados em todo o mundo, a Geotab está em uma posição única para ajudar a acelerar a descarbonização no setor de transporte. A empresa fornece um conjunto completo de ferramentas e insights orientados por dados para apoiar as frotas em suas jornadas em sustentabilidade (incluindo a Avaliação de Migração para Frota Elétrica – EVSA e o Painel de Frota Ecológica); ajuda a escalar a eletrificação e a inovação tecnológica por meio e iniciativas educacionais (como o Centro de Conhecimento de Eletrificação da Frota Geotab); e colabora em projetos de pesquisa.

“Nos orgulhamos de oferecer soluções inteligentes com base em big data e acreditamos que a telemática veicular é o sistema mais avançado para gerenciar as operações de frotas. No Brasil, a No Carbon, empresa especializada em locação de veículos comerciais 100% elétricos da JBS, utiliza a ferramenta da Geotab para monitorar dados, e gerar relatórios necessários para as tomadas de decisão em tempo real, garantindo mais eficiência e agilidade às operações”, relata Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil.

A sustentabilidade das frotas é benéfica para todos

Para muitas frotas, iniciativas de sustentabilidade também trazem vantagens financeiras. Os estudos de eletrificação apresentados no relatório da Geotab mostram o potencial de economizar milhões de dólares por meio da redução dos custos de combustível e manutenção, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2. Além disso, uma pesquisa recente da Geotab com profissionais de gestão de frotas norte-americanos mostra que 63% dos entrevistados confirmam que os dados de sustentabilidade ajudaram sua organização a reduzir os custos operacionais das frotas no ano passado.

Avançando em nossa própria jornada de sustentabilidade

Com uma meta de zero emissões de CO2 até 2040, a Geotab está em sua própria jornada de sustentabilidade, minimizando a pegada ambiental de suas operações em todos os três escopos, e desenvolve produtos e soluções focados na sustentabilidade para frotas. A empresa também trabalha com um programa de fornecedores para aumentar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos.

No final de 2022, 50% dos 10 principais fornecedores da Geotab (classificados de acordo com gastos) reportaram seus dados ambientais ao “Carbon Disclosure Project” (CDP), instituição sem fins lucrativos que administra o sistema de divulgação global sobre impactos ambientais.

O objetivo da Geotab é ter 100% de seus 10 principais fornecedores com um compromisso público de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GHG) até 2030.

Destaques do relatório 2022: 

  • Em setembro de 2022, a Geotab foi a primeira empresa dedicada a telemática a receber a validação da Science Based Targets Initiative (SBTi) para suas metas de redução de emissões.
  • A Geotab recebeu uma medalha de Bronze da EcoVadis, se classificando no top 50% das empresas pontuadas pela EcoVadis de acordo com seus critérios.
  • A Geotab aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa.
  • As emissões do escopo 2 foram reduzidas em 34% em comparação a 2019.
  • O programa Geotab GO Recycle foi atualizado, fornecendo serviços de retirada de equipamentos para clientes na América do Norte e na União Europeia.
  • A empresa colaborou em pesquisas que demonstraram o potencial da eletrificação e da aceleração da adoção de veículos elétricos em escala, incluindo o estudo da eletrificação da frota norte-americana e a pesquisa Sustentabilidade lucrativa: O Potencial da Eletrificação da Frota Europeia.
  • Programa STEM de última geração contou com mais de 200 participantes nos programas de Estágio e Co-op da empresa.

“Na Geotab, estamos comprometidos com nossa própria jornada de sustentabilidade e com a meta de alcançar zero emissões de CO2 até 2040. Nem sempre é fácil, mas insights de dados nos ajudam a identificar ações que têm mais impacto e a entender como podemos reportar os resultados da melhor maneira”, comenta Chuck Van Kempen, vice-presidente associado de Sustentabilidade Corporativa da Geotab.

Para mais informações sobre como a Geotab ajuda a impulsionar a jornada da sustentabilidade, visite: https://www.geotab.com/pt-br/sustentabilidade-corporativa/

Veja o relatório completo em:
https://www.geotab.com/about/corporate-sustainability/.

Sobre a Geotab

A Geotab é líder mundial em soluções para transporte conectado. Fornecemos soluções de telemática – rastreamento de veículos e ativos – para mais de quarenta mil clientes em 150 países. Temos investido em pesquisas pioneiras de dados e inovação por mais de 20 anos, para permitir que parceiros e clientes, inclusive as organizações da Fortune 500 e setor público, possam transformar suas frotas e operações. Conectamos mais de 3,2 milhões de veículos e processamos mais de 55 bilhões de pontos de dados por dia para que nossos clientes possam tomar as melhores decisões, aumentar a produtividade, ter frotas mais seguras e atingir suas metas de sustentabilidade.

A plataforma aberta e o Marketplace da Geotab, oferecem centenas de opções de soluções de terceiros. Com o respaldo de uma equipe de cientistas de dados líderes da indústria e especialistas em IA, a Geotab vem revelando o poder dos dados para entender análises em tempo real e preditiva – solucionando os desafios do presente e futuro.

Para saber mais, acesse https://www.geotab.com/pt-br/ e siga @GEOTAB e no LinkedIn.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!