EU Tech Forum 2023 ‘Tech & Lederhose’: destaques na Europa para Tecnologias e Sustentabilidade, com liderança global

softelec
Florian Frhr. von Tucher destacou que o evento é uma iniciativa anual organizada pela EU Tech Chamber, uma organização que apoia empresas de tecnologia na Europa e em todo o mundo.
Florian Frhr. von Tucher destacou que o evento é uma iniciativa anual organizada pela EU Tech Chamber, uma organização que apoia empresas de tecnologia na Europa e em todo o mundo.

Imagem: Divulgação | Fomentando Inovação, Sustentabilidade e Colaboração: para trocar ideias, perspicácias e soluções que abordam desafios globaisPor Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP), em contribuição a AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – Na última sexta-feira, 15/9, aconteceu o Fórum EU Tech Forum 2023 ‘Tech & Lederhose’ na Baviera, Alemanha, reunindo líderes, especialistas e profissionais para debater sobre o papel das tecnologias na sustentabilidade. O evento foi organizado pela EU Tech Chamber (Câmara de Tecnologia da Europa). Dentre os destaques do evento, a abertura teve três palestrantes ilustres convidados, três painéis de discussões sobre Inovação, Sustentabilidade e Cooperação; uma ampla variedade de palestrantes relevantes em várias sessões e um grande final, que contou com a apresentação dos prestigiosos Prêmios ODS e uma memorável cerimônia de encerramento.

Abertura oficial

Cardeal Peter Turkson, renomado líder católico e defensor da responsabilidade ambiental, abriu o evento. Discutiu a importância de enfrentar desafios ambientais globais e o papel das tecnologias Turkson é conhecido por sua coautoria da encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco e por sua atuação como Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral até 2021.

Cardeal Peter Turkson

O Cardeal Peter Turkson, em seu discurso de abertura, declarou:

“Reconhecemos que, vivendo em um mundo finito, não podemos usar nossos recursos infinitamente sem um plano. Na Academia, começamos a refletir sobre a sustentabilidade da terra e da humanidade, unindo as duas. Para o Papa Francisco, ambas caminham juntas. O Papa nos lembra de ouvir o clamor da terra e o clamor dos pobres. Enfrentamos desafios urgentes, como a lenta implementação de soluções sustentáveis e urgentes. A tragédia dos comuns nos ensina que não podemos tratar os recursos limitados de nosso planeta como infinitos. Portanto, as inovações tecnológicas são essenciais, mas suas aplicações têm sido muito lentas. Precisamos inovar não apenas em tecnologias, mas também em nossos corações e atitudes. A primeira inovação deve começar dentro de nós. E a cooperação é crucial, pois somos seres relacionais. É hora de agir em prol da sustentabilidade.”

Moritz Körner, um proeminente Membro do Parlamento Europeu, é conhecido por sua dedicação à inovação, transformação digital e serviço público. No seu discurso, Moritz Körner convidou todos a uma reflexão:

Moritz Körner

“Hoje, no Fórum de Tecnologia da Europa 2023 (EU Tech Forum 2023), convido todos nós a refletir sobre as conquistas europeias. A paz, que é a base do nosso tempo presente, é algo que os jovens na Europa têm dificuldade em imaginar viver sem. Nossa união nos poupou de conflitos (de tempos passados) e nos permitiu moldar nosso futuro coletivamente. Entretanto, mudanças políticas e econômicas significativas estão em andamento, influenciadas também pelas nações do BRICS. Para que possamos permanecer globalmente relevantes, devemos investir mais em inovação, seja nos setores público como no privado, reduzir a burocracia e abraçar as tecnologias e as inovações de coração aberto e com coragem. Isso é fundamental para enfrentar os desafios do nosso continente e obter sucesso.”

Dieter Härthe, empreendedor com mais de 40 anos de experiência, conhecido por suas contribuições para as pequenas e médias empresas, sua liderança na diplomacia global e como Presidente do Senado Europeu da Economia. Em seu discurso, ele afirmou:

Dieter Härthe

“A ciência é crucial para os desafios globais, e os políticos devem apoiá-la com ação, não apenas com palavras. Elogio o Sr. Oberskömmler, um membro do Parlamento Europeu, por sua dedicação a questões críticas e à redução de regulamentações excessivas. Devemos progredir, especialmente na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em regiões como a África. Como Cônsul Geral de uma nação africana, estou comprometido em combater a pobreza. Todos compartilhamos uma responsabilidade social, e estou orgulhoso de fazer parte da Câmara de Tecnologia Europeia. Engajar-se no desenvolvimento da África é vital, e aprecio a excelente organização da Câmara para essas discussões.”

Três Painéis: Inovação, Sustentabilidade e Cooperação

Inovação no EU Tech Forum

Este painel se concentrou em explorar as últimas tendências e avanços tecnológicos apresentados durante o EU Tech Forum 2023. Os líderes e especialistas compartilharam insights sobre como a inovação pode impulsionar a sustentabilidade e resolver desafios globais, destacando exemplos e casos de sucesso do próprio evento. Participaram: Marina Leonie Moskvina, Schirin Lucie Richter,
Prof. Julia Finkeissen, Dr. Richard J. Vestner

Sustentabilidade no EU Tech Forum

Neste painel, discutiu-se a importância da sustentabilidade tanto no contexto do EU Tech Forum quanto nos negócios e na sociedade em geral. Os participantes destacaram como o evento demonstrou seu compromisso com práticas sustentáveis e como as empresas podem adotar abordagens mais ecológicas. Participaram: Dra. Martina aus der Beek, Frank Biegansky, Gerd Kerkhoff, Ronny Krutzsch

Cooperação no EU Tech Forum

O terceiro painel enfatizou a importância da colaboração durante o EU Tech Forum e além. As discussões ressaltaram parcerias entre empresas, governos e organizações para enfrentar desafios globais, destacando iniciativas. Essa cooperação foi vista como fundamental para impulsionar a inovação e a sustentabilidade em escala global. Participaram: Raphael Schranz, Luan Dalipi, Thomas Schmid, Laura Fleming Schulte

Premiação ODS 2023

Sierra von Tucher, Diretora Executiva da Câmara de Tecnologia da Europa (EUTECH), lidera essa reconhecimento global de iniciativas excepcionais impulsionando mudanças positivas e apresentação dos prestigiosos Prêmios ODS 2023.

Três dos 17 vencedores dos ODS estiveram presentes no evento para receber pessoalmente seus prêmios (a lista completa dos vencedores está neste link):

  • ODS 2: Fome Zero | Rachel Maina Freezone Refrigeration Ltd;
  • ODS 10: Redução das Desigualdades | Rinat Hitelman – Wide Therapy
  • ODS 17: Parcerias para o Objetivo | Irina Naithani – Werise The Collective Growth Agency

Encerramento

Florian Frhr. von Tucher enfatizou que o evento é uma iniciativa anual realizada pela EU Tech Chamber, uma organização que apoia empresas de tecnologia na Europa e globalmente. Seu principal objetivo é facilitar diálogos significativos entre líderes da indústria, promovendo a colaboração para desenvolver soluções e enfrentar eficazmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Florian Frhr. von Tucher destacou que o evento é uma iniciativa anual organizada pela EU Tech Chamber, uma organização que apoia empresas de tecnologia na Europa e em todo o mundo.
Florian Frhr. von Tucher destacou que o evento é uma iniciativa anual organizada pela EU Tech Chamber

“Em 2015, fundei a EUTECH para impulsionar o setor de tecnologia da Europa. Priorizamos a competitividade, sustentabilidade e crescimento, fomentando a inovação e impacto global. A EUTECH defende a ‘tecnologia para o bem’, a colaboração, a sustentabilidade e sua expansão. Capacitamos empresas de tecnologias europeias para liderança global. Nossa escolha de Tegernsee, na Baviera, reflete a nossa realocação da sede durante a pandemia, mas hoje consideramos o local ideal para moldar o futuro tecnológico da Europa.”

Sobre a EU Tech Chamber

A EU Tech Chamber é uma organização que apoia empresas de tecnologia, ajudando-as a crescer e competir na Europa e globalmente. Eles facilitam o diálogo entre especialistas e líderes de tecnologia para desenvolver soluções para desafios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os membros têm acesso a oportunidades de networking e promoção de avanços tecnológicos.

A organização está aberta a novos membros e fornece informações adicionais em seu site https://eutec.org.

Cobertura de Imprensa Internacional sobre o EU Tech Forum

Simone Horvatin

Simone Horvatin foi convidada a participar como jornalista internacional especializada em ESG, Tecnologias Ambientais, Sustentabilidade e setores de Energias Renováveis.

Ela é membro da BDF – Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação Alemã de Jornalistas Técnicos) e representa a ARARA MEDIA PRESS, uma agência de imprensa internacional, e a plataforma de conteúdos, notícias e marketplace AMBIENTAL MERCANTIL.
Perfil no LinkedIn
Sites: https://araramediapress.com
https://noticias.ambientalmercantil.com

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!