Waste Expo Brasil e Fenasan 2023: maior evento ambiental da América Latina atrai mais de 32.000 Visitantes e reúne mais de 500 Expositores de destaque nacional e internacional

softelec
A WASTE EXPO BRASIL é a plataforma líder para impulsionar a sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos urbanos, reciclagem, limpeza pública e saneamento.
A WASTE EXPO BRASIL é a plataforma líder para impulsionar a sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos urbanos, reciclagem, limpeza pública e saneamento.

Imagem: Divulgação | Redação Adson Dutra, Edição Simone Horvatin, para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – A 7ª Waste Expo Brasil, em parceria com a FENASAN AESabesp (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), foi um grande sucesso de público e expositores, atraindo mais de 32.000 visitantes em três dias. A feira superou as expectativas dos organizadores e das empresas expositoras, consolidando-se como o maior evento já realizado no país e na América Latina, totalmente dedicado à Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Processos de Reciclagem, Geração de Energia através dos Resíduos (WtE, Waste-to-Energy), Limpeza Pública e Saneamento Urbano.

A Waste Expo Brasil 2023 reuniu mais de 150 expositores, representando mais de 250 marcas globais, líderes em seus segmentos, tanto do Brasil quanto de diversos outros países, como Alemanha, Áustria, Chile, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Israel, Polônia, Portugal, Suíça e Turquia.

Esses expositores apresentaram máquinas, equipamentos pesados, veículos especiais e uma ampla gama de soluções e tecnologias destinadas à gestão integrada dos resíduos sólidos municipais.

O evento também contou com o FWE – Fórum Internacional Waste Brasil, composto por catorze painéis técnicos abordando temas como processos de reciclagem, mudanças climáticas, gestão de resíduos, economia circular, logística reversa e outras questões ambientais relevantes e atuais. O Fórum, realizado em paralelo à Feira, reuniu profissionais, técnicos e especialistas brasileiros e estrangeiros, gestores públicos e privados, profissionais de diversos segmentos da indústria, legisladores e representantes do Ministério Público.

Jesus Gomes, CEO da Waste Expo Brasil, enfatizou:

“O notável sucesso da Waste Expo Brasil e a parceria com a Fenasan em 2023 fortaleceram ainda mais nosso pioneirismo e liderança na gigantesca indústria dos Resíduos Sólidos, da coleta ao destino ambientalmente adequado, passando pelos diferentes processos da Reciclagem, na Geração de Energia sustentável através dos resíduos, na Limpeza Pública e no Saneamento Urbano na América Latina. No próximo ano, estamos prontos para ultrapassar fronteiras e elevar ainda mais o nível deste evento, que se destaca como o mais importante ponto de encontro da indústria e fonte de inovação e tecnologias nos setores ambientais e de energias.”

Expositores apresentam soluções, inovações e tecnologias na Waste Expo Brasil 2023

Alguns expositores compartilharam suas impressões e experiências ao participar da Waste Expo Brasil

Foto: Estande da Ambipar Group, principal patrocinador da Waste Expo Brasil 2023

A Ambipar Group foi a patrocinadora oficial da Waste Expo Brasil 2023. Esta multinacional brasileira é pioneira em soluções de gestão ambiental, com presença em 40 países nos seis continentes. Durante o evento, a Ambipar Group apresentou a Retorna Machine, uma máquina que simplifica o descarte de embalagens pós-consumo e recompensa os usuários registrados no sistema com benefícios financeiros. O principal objetivo das máquinas é impulsionar a coleta de embalagens recicláveis, encorajando o descarte adequado, promovendo a educação ambiental e contribuindo para a economia circular. A ‘Retorna Machine’ tem a capacidade de coletar embalagens de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida.

Como funciona a ‘Retorna Machine’

Retorna Machine da Ambipar

O funcionamento é simples: o usuário deposita uma embalagem de plástico pet, alumínio, aço de longa fibra, entre outros materiais na máquina, realiza o cadastro e cria um login. Com isso, passa a acumular pontos para cada resíduo depositado na Retorna Machine. À medida que o usuário continua a reciclar e se envolver mais no projeto, acumula ‘tricoins‘, uma espécie de conta bancária que posteriormente pode ser trocada por benefícios. Renato Alves, Chefe de Negócios da Ambipar, ressaltou a importância da logística reversa através da ‘Retorna Machine’: “É fundamental estimular a logística reversa, economia circular por meio de recompensas em dinheiro (cashback), promovendo pilares essenciais como educação ambiental e distribuição de renda,” enfatiza.

Ao avaliar a participação da Ambipar no evento Waste Expo Brasil 2023, ele acrescentou:

“Este é o nosso primeiro ano de participação e, na minha opinião, a feira apresenta todas as soluções para a questão de resíduos sólidos. Aqui, temos a oportunidade de conhecer muitas empresas de tecnologia e máquinas”, disse ele.

A Envimat, empresa especializada em tecnologia ambiental e movimentação de carga, destacou-se na exposição com seu enfoque em compostagem. Ariel Cardoso, Engenheira Ambiental e Assistente Comercial da Envimat, explicou que a compostagem oferece soluções para vários problemas, principalmente no Brasil, onde enfrentamos um grande acúmulo de lixo orgânico.

Estande da Envimat na
Waste Expo Brasil 2023

“A compostagem consegue reduzir o rejeito que não pode ser reutilizado. Ela pega a fração orgânica do lixo, consegue reutilizá-la e transformá-la em adubo, que pode ser utilizado na agricultura ou aplicado em áreas degradadas para reduzir a erosão, entre outras coisas”, explica.

Participando pela primeira vez, Ariel ressaltou a surpresa ao descobrir a magnitude do evento.

“Conheci equipamentos que nunca tinha visto antes e agora tenho esse conhecimento. É ótimo perceber que existem soluções para problemas que eu identifiquei na faculdade, e aqui na Waste Expo Brasil, descobri.”



Tomra

A eureciclo, certificadora ambiental de logística reversa, desempenha um papel crucial na reciclagem de grandes empresas.

“Somos certificadores de logística reversa. Unimos as duas pontas da cadeia de reciclagem para promover e fornecer mais incentivos à cadeia. As empresas nos contratam para realizar a compensação, comenta Wagner Luis Junior, Analista de Operações da eureciclo.

Ao abordar a relevância do trabalho da eureciclo, Wagner destacou:

Estande da eureciclo na Waste Expo Brasil 2023

“Devido à vulnerabilidade do mercado de resíduos, a emissão de nota fiscal pela documentação não é tão simples, seja por falta de informação do operador, seja por falta de recursos. Portanto, ter acesso a essa nova fonte de renda ajuda as entidades corporativas a se formalizarem e, mais do que isso, a se estruturarem para reciclar mais”, destaca.

Wagner avalia positivamente a Waste Expo Brasil 2023 deste ano:

“Estivemos aqui dois anos atrás em 2021, nem tínhamos um estande completo naquela época e agora está maravilhoso. Há muita tecnologia e grandes oportunidades para networking,” finaliza.

Davi Pintre, diretor-geral da subsidiária SUTCO Brasil, especializada em tratamento mecânico e biológico de resíduos sólidos urbanos, destacou a amplitude de sua tecnologia, abrangendo tratamento mecânico, separação de materiais e preparação de material combustível de alta qualidade, além de diversas soluções para tratamento biológico, como compostagem, bioestabilização e biossecagem. A empresa tem operações principais no Brasil e oferece tecnologia de membrana semipermeável e transpirável em encostas com investimentos ajustáveis. Pintre destaca:

Estande da SUTCO Brasil na Waste Expo Brasil 2023

“Desde 2016, participamos regularmente da Waste Expo Brasil, observando seu contínuo crescimento em número de expositores e visitantes. O evento desempenha um papel crucial no mercado, sendo o maior da América Latina, proporcionando um espaço para clientes conhecerem as mais recentes tecnologias, nacionais e europeias, e como podem ser adaptadas às necessidades específicas do mercado de resíduos sólidos no Brasil.”

Edson Stek, diretor de Operações da Loga, enfatiza o sucesso de público e destaca a contemporaneidade do evento na transformação global, tecnológica e sustentável, reunindo o mercado nacional e internacional. Stek ressalta:

Estande da Loga na Waste Expo Brasil 2023

“O setor está passando por mudanças significativas devido à nova legislação, o Planares, derivado da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que impõe a redução gradativa dos volumes enviados aos aterros sanitários em um prazo determinado. O mercado, especialmente o setor de reciclagem, está atento a esse aspecto importante. O reaproveitamento de resíduos não apenas reduz a quantidade de materiais enviados para aterros, mas também gera energia, estimula o desenvolvimento de novas tecnologias e promove a economia circular,” afirma Stek.

Músico e apresentador, Thaíde, porta-voz do movimento Recicla Sampa, comenta:

Thaíde visitando a Waste Expo Brasil,
Expo Center Norte, São Paulo

“Foi um prazer prestigiar e patrocinar um evento de tamanha relevância. As oportunidades de interação, troca de ideias e compartilhamento de informações com os líderes da gestão de resíduos sólidos urbanos, reciclagem e limpeza pública da América Latina são essenciais para fortalecer nosso trabalho de educação ambiental. Estamos muito satisfeitos em testemunhar o crescimento da feira nos últimos anos e a crescente popularização da economia circular e da reciclagem no Brasil.”

“Se você não conhece nossa plataforma digital, segue a gente lá! Estamos em todas as redes,” completa Thaíde.

O sucesso da Waste Expo Brasil 2023 e a colaboração com a Fenasan AESabesp fortaleceram ainda mais o compromisso com a excelência e inovação nos setores ambientais e continuará a ser uma plataforma de excelência, referência no Brasil e para a América Latina. Promover um futuro sustentável e promissor, ao mesmo tempo em que propicia a união e integração de todos os segmentos na gestão dos resíduos são os propósitos principais do evento, impulsionando o uso de tecnologias inovadoras, soluções ambientais adequadas e de energias sustentáveis.

Save The Date | Serviço

  • Quando: de 1 a 3 de outubro de 2024
  • Onde: Expo Center Norte, São Paulo, Brasil
  • Quer ser expositor? Mais de 80% dos espaços já confirmados para 2024, entre em contato por e-mail info@wasteexpo.com.br ou telefone +55 11 26110800
  • Site oficial: https://www.wasteexpo.com.br/index.php/pt/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!