Projeto de universitários brasileiros que leva água potável a comunidades ribeirinhas da Amazônia é premiado no Green Gown Awards

softelec

Imagem: Divulgação | Por meio de tecnologias acessíveis e sustentáveis, moradores da região podem ter água limpa; projeto pode ser replicado e gerar renda às comunidades

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – O Projeto Florestas Inteligentes, que reúne alunos do Centro Universitário FACENS, Newton Paiva e CESUPA, foi premiado na categoria “Beneficiando a Sociedade” do Green Gown Awads, que reconhece iniciativas excepcionais de sustentabilidade realizadas por universidades de todo o mundo. O projeto vencedor desenvolveu tecnologias sociais e soluções inteligentes, de alto impacto sustentável, para levar água potável às comunidades ribeirinhas da Amazônia em 2022. Os vencedores foram anunciados durante o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Para Vitor Belota Gomes, Gerente de Impacto e Sustentabilidade da Facens, a premiação reconhece todo o esforço e trabalho da universidade. “Atuamos com projetos de alto impacto que capacitam nossos alunos para realmente serem agentes de mudanças, atuando na conservação dos nossos biomas mais valiosos, como Amazônia e Mata Atlântica, além de melhorar a qualidade de vida das comunidades que habitam nesses territórios”, destaca.

Gomes conta que, inicialmente, os alunos foram divididos em 12 equipes, que tinham a missão de apresentar projetos com propostas para facilitar a vida dos moradores ribeirinhos, que precisam comprar água sem comprovação de qualidade ou percorrer 40 minutos de barco até a cidade para comprar água potável. Na fase seguinte, foram selecionados os três projetos com maior potencial de impacto para se reunir em Sorocaba (SP), no campus da Facens, para prototipação das soluções. Ao final, os estudantes viajaram para a Ilha do Combú, perto de Belém do Pará, onde as tecnologias foram implementadas com o apoio da comunidade local, que teve a oportunidade de aprender e poderá replicar em outras comunidades, além de gerar renda.

O Florestas Inteligentes contou com o apoio da Alcoa, da Reservas Votorantim e da Prysmian Group e atende a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidades: erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, água limpa e saneamento e energia acessível e limpa. Este ano, o projeto continua a fomentar soluções sustentáveis na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica.

Projeto Educador Sustentável é altamente recomendado

Além da premiação, o Centro Universitário Facens recebeu uma menção honrosa sobre o Projeto Educador Sustentável, que foi considerado altamente recomendado pela organização do Green Gown Awards, além de ter sido indicado como finalista na categoria “Aprendizado e habilidades da próxima geração”.

O projeto, que é realizado pelo Laboratório de Inovação Social (LIS), tem como intuito reconhecer e enaltecer o trabalho de professores, seja na sala de aula ou na pesquisa, que façam um trabalho com o olhar voltado à sustentabilidade. Para Raquel Barbosa Rogoschewski, Coordenadora do LIS, receber o prêmio é uma alegria.

“Estou muito feliz com mais esse reconhecimento obtido pelo LIS. Divido este prêmio com todos os educadores que acreditam e se dedicam continuamente a uma educação voltada para uma sociedade mais justa e ecologicamente saudável. Os vencedores deste reconhecimento somos todos nós. As sementes da Educação Sustentável começam a dar os belos frutos para o futuro que queremos para o Centro Universitário Facens”, exalta.

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é um grande hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos práticos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, signatário do Pacto Global e a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, em um espaço verde de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação.

Nota máxima (5) no MEC e com ótimas avaliações nas demais categorias do Ministério da Educação e no ranking Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil.

Seus 46 anos de história sempre priorizaram a integração da Academia ao Mercado, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas ao futuro.

Site oficial: https://facens.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!