100% Amazonia leva avanço tecnológico de manufatura para a floresta amazônica

softelec
Foto: Divulgação KUKA | 100% Amazonia
Foto: Divulgação KUKA | 100% Amazonia

Imagem: Divulgação

  • A 100% Amazonia escolheu a KUKA como parceira para impulsionar a floresta amazônica em uma economia circular, automatizando sua fábrica em plena floresta com robôs industriais.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – Ao longo de sua trajetória, a 100% Amazonia, empresa que transforma recursos naturais em bioingredientes para o uso como matéria prima para diversos setores da indústria, dá um passo importante ao inaugurar a primeira fábrica de processamento de frutas com sistemas robotizados na região norte do Brasil, dentro da floresta amazônica. A empresa tem como objetivo mostrar que é viável fazer negócios na Amazônia, conservando a floresta e proporcionando crescimento econômico e oportunidades para as comunidades locais, em uma economia circular.

A iniciativa, conhecida como “fábrica da floresta”, sinaliza um marco significativo na expansão dos negócios da 100% Amazonia.

No projeto, a 100% Amazonia contará com dois robôs KUKA, o KR 6 Agilus e o KR 180 PA. Essa automação robotizada será fundamental para a produção eficiente de polpas congeladas de açaí e outras frutas, conforme a sazonalidade, otimizando a cadeia de produção, especialmente nos processos de envase, paletização e encaixotamento.

Giovani Alves, diretor industrial da 100% Amazonia, destaca que a adoção dos preceitos iniciais da Indústria 4.0 pela empresa tem como objetivo garantir a padronização da qualidade dos produtos e evitar desperdícios ao longo do processo de produção.

Essa melhoria será possível graças à utilização dos robôs.

O CEO da KUKA, Alberto Bordonaba, destaca que este caso ilustra como a automação não apenas pode resultar em um aumento notável da produtividade e na redução de despesas para as empresas, mas também pode contribuir para o crescimento econômico e social de uma região que está gradualmente adotando a industrialização, como é o caso da Amazônia.

O objetivo dessa iniciativa é promover a colaboração entre máquinas e seres humanos, respeitando a sazonalidade da floresta. As máquinas assumem as tarefas repetitivas e aumentam a produção para garantir a obtenção do maior número possível de polpas de frutas durante a época de colheita. Enquanto isso, os trabalhadores continuam desempenhando seu papel na floresta, identificando as melhores colheitas e cuidando do plantio das frutas.

Fábrica da Floresta

 A fábrica está localizada próxima ao município de Abaetetuba e, além de possibilitar a geração de empregos para a população local, ela também está definida com outros compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A fábrica busca alcançar a geração de 60% de sua energia por meio de painéis solares e aproveitar a energia geotérmica dissipada no solo das câmaras frias para refrigerar outros ambientes da fábrica (ODS 7). Além disso, a empresa reutiliza água no processo de produção, o que resulta em uma economia diária de 100 mil litros, e utiliza a biomassa do caroço do açaí na caldeira para a geração de vapor (ODS 12). A fábrica também possui uma estação de tratamento de efluentes para garantir uma gestão adequada dos resíduos líquidos (ODS 6).

A construção da “Fábrica da Floresta” representa um marco na região, pois está promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e valorizando os recursos naturais da Amazônia. Por meio da aliança entre inovação e saberes ancestrais, a 100% Amazonia busca criar uma nova lógica de investimento na floresta, demonstrando que é possível gerar riqueza e preservar a indústria sem comprometer a conservação ambiental e as comunidades locais.

Essa parceria entre a KUKA e a 100% Amazonia é um exemplo de como a tecnologia e a automação podem ser aplicadas de forma responsável e sustentável, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de uma região enquanto conserva e valoriza seus recursos naturais.

Sobre a KUKA

A KUKA é uma empresa global de automação com vendas de cerca de € 4 bilhões e cerca de 15 mil funcionários. A empresa está sediada em Augsburg, na Alemanha.

Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de automação inteligente, a KUKA oferece aos clientes tudo o que eles precisam, desde robôs, células e até sistemas totalmente automatizados, em mercados como o automotivo, eletrônico, metal e plástico, bens de consumo, comércio eletrônico, varejo e saúde.

Site oficial: https://www.kuka.com/pt-br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!